Sorocaba e Jundiaí registram queda no número de adolescentes grávidas nos últimos cinco anos

Por Gabriela Almeida, g1 Sorocaba e Jundiaí

Sorocaba e Jundiaí (SP) registraram queda no número de adolescentes de 12 a 18 anos que deram à luz nos últimos cinco anos. Os dados são das Secretarias de Saúde dos municípios.

De acordo com dados da prefeitura de Sorocaba, a queda foi de 21,4%. Em 2019, 529 meninas foram mães na adolescência. O número teve uma queda gradual nos anos seguintes, até chegar ao menor número, em 2023. Confira:

  • 2020: 511;
  • 2021: 457;
  • 2022: 434;
  • 2023: 413.

 

No primeiro semestre deste ano, a cidade registrou 195 grávidas dentro deste grupo.

Já em Jundiaí, os dados foram separados em diferentes grupos: adolescentes de 13 anos, de 14 a 16 anos e de 17 e 18 anos. Apesar da oscilação, também houve uma diminuição dos registros.

Impactos na saúde mental e na vida social

 

Para o psicólogo do Sistema Único de Saúde (SUS), mestre em Educação Sexual e coordenador do curso de psicologia da Universidade de Sorocaba (Uniso), Gelberton Rodrigues, engravidar ainda na adolescência pode gerar impactos diferentes em cada menina. No entanto, em um cenário epidemiológico, pode causar depressão, ansiedade e outros diagnósticos na saúde mental, mas também é preciso olhar para uma questão social.

Conforme o especialista, a queda no número de jovens grávidas na adolescência aponta um maior desenvolvimento humano e é efeito de um processo da evolução dos contraceptivos e de um debate maior sobre o assunto. Para ele, mesmo que haja uma resistência em debater sobre educação sexual e sobre sexualidade na adolescência, a conversa tem efeitos.

“Não é uma ausência de debate como foi, por exemplo, na geração anterior a nossa. Eu acho que, existindo esse debate, e também o maior acesso aos métodos contraceptivos e também ao desenvolvimento tecnológico dos métodos contraceptivos, podem ser alguns indícios que causam esse fenômeno. Sem dúvidas, é um fenômeno positivo em termos de desenvolvimento humano”, explica.

Compartilhe este post
plugins premium WordPress