Santinhos jogados, candidatos detidos e urnas trocadas.

O g1 acompanha neste domingo (6), a partir das 8h, o dia de votação e a apuração das urnas nas 21 cidades da região. Votação se encerrou às 17h.
Por g1 Sorocaba e Jundiaí

O domingo (6) de 1º turno das Eleições Municipais foi marcado por problemas nas regiões de Sorocaba e Jundiaí (SP). Moradores registraram uma grande quantidade de santinhos espalhados pelas ruas e ao menos cinco pessoas foram detidas pela polícia.
Eleitores detidos
Um homem foi levado à delegacia após tirar foto da urna em Jundiaí. O presidente de uma seção na Escola Adib viu o homem tirando fotografia e chamou a Polícia Militar.

O delegado fez um termo circunstanciado e ele foi liberado, mas pode responder pelo crime, que tem pena de até dois anos de prisão.

Em Sorocaba, na 342ª zona, uma pessoa foi flagrada fazendo boca de urna na Escola Estadual Francisco Coccaro. Os funcionários do cartório acionaram a polícia, que revistou o suspeito, mas não encontrou nenhum material durante a revista.

Em Votorantim, um eleitor foi detido pela Polícia Militar suspeito de praticar boca de urna na Escola Estadual Selma Maria Martins Cunha, no Jardim Tatiana.
Policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí cumpriram um mandado de busca e apreensão autorizado pela Justiça Eleitoral em um alvo na Avenida Nami Azem. No local, mais de 60 mil materiais de propaganda eleitoral ilícitos foram apreendidos, incluindo bandeiras e panfletos. Uma pessoa foi levada à delegacia e um termo circunstanciado foi elaborado.

Candidato detido
A Guarda Municipal de Campo Limpo Paulista (SP) deteve o candidato a vereador Gilberto Rocha (PT) por suspeita de espalhar santinhos em frente a um local de votação da cidade.

De acordo com o BO, os guardas faziam patrulhamento no bairro Vila Firenze, na madrugada deste domingo (6), quando viram um carro jogando os materiais gráficos em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Luiz de Carvalho.

Os guardas deram ordem de parada, no entanto, o veículo aumentou a velocidade e tentou fugir da abordagem. Em seguida, os guardas conseguiram abordar o carro no Jardim Brasília. Durante a vistoria, foi encontrado dentro do carro uma caixa com os santinhos do candidato.

O candidato e o filho dele estavam no veículo e confessaram que distribuíram os materiais. A prática de espalhar materiais impressos na véspera ou no dia da votação é crime eleitoral.
Urnas trocadas
Na região de Sorocaba, até as 12h30, 35 urnas foram substituídas após apresentarem algum problema técnico.

Compartilhe este post
plugins premium WordPress