Final de ano reduz doações e preocupa serviços de saúde em Jundiaí

O período de festas de fim de ano voltou a acender o alerta para o baixo estoque de sangue em Jundiaí. Com a queda no número de doadores nesta época, o Hemonúcleo do município passou a operar em horário especial para atender quem pode contribuir antes do encerramento do ano.

A unidade funciona na Rua XV de Novembro, 1.848, e reforça a importância da doação para garantir o atendimento a pacientes em tratamentos, cirurgias e situações de emergência. Tradicionalmente, viagens e compromissos típicos do final de ano impactam diretamente o volume de bolsas disponíveis.

Para doar, é necessário apresentar documento oficial com foto e CPF, estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos sendo que a primeira doação deve ter ocorrido até os 60 anos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável e apresentar autorização com firma reconhecida.

Homens podem doar sangue a cada dois meses, até quatro vezes ao ano. Já as mulheres podem realizar a doação a cada três meses, com limite de três doações em 12 meses. A orientação é que o doador esteja alimentado, evitando refeições pesadas nas horas que antecedem o procedimento.

Compartilhe este post