Estado confirma novos casos de sarampo e acende alerta para vacinação

Itupeva não registra casos confirmados de sarampo em 2024 nem em 2025, segundo informou a Prefeitura. O município segue sem notificações da doença, em meio ao alerta emitido pelo Governo do Estado de São Paulo após a confirmação do segundo caso de sarampo em território paulista neste ano.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), os dois casos confirmados em 2025 ocorreram na Capital. Diante do cenário estadual, a pasta reforçou a importância da vacinação como principal forma de prevenção contra o vírus.

Na Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), não há casos confirmados até o momento, segundo apuração do Jornal de Jundiaí. Em Jundiaí, a Vigilância Epidemiológica informou que três casos suspeitos foram registrados em 2025, sendo um descartado e dois ainda em investigação. Em 2024, o município também contabilizou três notificações suspeitas.

Várzea Paulista também não confirmou casos positivos em 2024 e 2025. Neste ano, foram duas notificações, uma já descartada e outra ainda em análise pelo laboratório de referência do Estado. Segundo a Unidade Gestora de Saúde, todos os protocolos do Ministério da Saúde estão sendo seguidos.

Em Campo Limpo Paulista, oito suspeitas foram notificadas em 2025, todas descartadas após exames laboratoriais. Em 2024, não houve registros no município. Já as prefeituras de Jarinu, Cabreúva e Louveira foram procuradas, mas não responderam até o fechamento da edição.

Os dois casos confirmados no Estado envolvem homens adultos: um de 31 anos, registrado em abril, e outro de 27 anos, confirmado em dezembro.

Compartilhe este post