No último final de semana, o Parque da Cidade sediou mais um mutirão de castração. Promovido pelo Departamento de Fauna e Bem Estar Animal da Prefeitura de Itupeva, este foi o primeiro em 2025.
Ao todo, em dois dias de ação, 314 animais foram castrados. Segundo a veterinária Cássia Ozelo, do departamento, a castração tem como objetivo o controle populacional dos animais. “Pensar no bem-estar animal é fundamental. A castração, além de evitar a reprodução indesejada, contribui diretamente para a redução do número de cães e gatos abandonados ou em situação de rua. Além disso, é uma importante medida de prevenção de doenças, inclusive alguns tipos de câncer”, disse ela.
A participação da população foi efetiva e, mesmo com a agilidade nos procedimentos, em diversos momentos o espaço reservado para o Castra Móvel se manteve com um grande número de pessoas.
Além das castrações, durante o mutirão, a equipe da administração do Parque da Cidade orientou os tutores sobre a importância do trânsito destes animais com coleira e, em alguns casos, focinheira.
Próximo mutirão
A Prefeitura confirma que a intenção é dar continuidade nas ações de castração. Em breve um novo mutirão será realizado e as inscrições serão anunciadas nos canais oficiais da Prefeitura de Itupeva. O Departamento já organiza uma nova fila de espera e o contato deve ser feito no WhatsApp (11) 4496-1777, das 8h às 17h (segunda-feira a sexta-feira).