Como a inteligência artificial pode facilitar a semana de trabalho de 4 dias

A possibilidade de trabalhar quatro dias e ser remunerado por cinco é um desejo compartilhado por muitos profissionais. Esse sonho, antes considerado inalcançável, tornou-se realidade em algumas empresas após as mudanças radicais provocadas pela pandemia no ambiente de trabalho.

À medida que surgem novos dados e informações sobre o tema, mais empresas estão considerando adotar esse novo modelo, especialmente após os resultados positivos observados em testes realizados em países como Reino Unido, Islândia e Portugal. Além disso, os experimentos continuam, como o teste recentemente iniciado na Alemanha com 45 empresas.

Paralelamente, um outro fator entrou nessa equação: a inteligência artificial (IA) está ganhando espaço no ambiente de trabalho e alguns especialistas acreditam que ela poderá acelerar a adoção da semana de trabalho de quatro dias em muitas empresas.

Os pesquisadores concluíram que 29% das empresas com semanas de trabalho de quatro dias fazem amplo uso da IA nas suas operações, implementando ferramentas como o ChatGPT e outros programas para agilizar as operações. Como comparação, apenas 8% das empresas que mantêm a semana de trabalho de cinco dias empregam a IA dessa maneira.

Compartilhe este post
plugins premium WordPress