Aumento na procura por moradia no interior movimenta setor imobiliário

De acordo com especialista da ENNE, a população têm optado por cidades que oferecem incentivos em lazer e qualidade de vida.

O mercado imobiliário no interior próximo das grandes capitais do país tem apresentado um amplo crescimento. De acordo com dados da Alea com Deloitte, 70% dos brasileiros desejam morar em casas, e essa porcentagem chega a 90% no interior, comprovando que as movimentações do setor estão em expansão desde os primeiros meses do ano. Cesar Federmann, Diretor da ENNE e especialista em desenvolvimento imobiliário, reforça que este aumento tem ligação direta com as atuais preferência da população.

“Diversas famílias têm optado por maior qualidade de vida e, por isso, buscam moradias alocadas no interior próximo de grandes cidades, que podem oferecer melhor conforto e lazer” aponta o especialista. “Cidades como Itu, Campinas, Itupeva e outras oferecem um custo de vida cada vez mais acessível e, por isso, têm se tornado cada vez mais atrativos”.

Um levantamento do DataZap revela que as casas em condomínios fechados próximos à cidade de São Paulo valorizaram quase 40% entre 2019 e 2023. Esse aumento é impulsionado pela busca por ambientes mais seguros e acessíveis do que na capital paulista. A disparidade entre oferta e demanda indica uma grande oportunidade para investidores que desejam explorar o mercado imobiliário no interior.

“A valorização dos imóveis no interior demonstra que a procura por qualidade de vida e segurança é uma prioridade crescente entre os moradores”, destaca Federmann. “O benefício do home office também tem cooperado para essas decisões. Além disso, vale destacar que moradias no interior acabam oferecendo outros tipos de lazer que não são encontrados com facilidade nas grandes cidades, como: espaços esportivos com quadras de tênis, golfe, hípicas, piscinas naturais e com ondas e programas de lazer para crianças e pets”.

Dados do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP) mostram que a locação de imóveis usados no interior de São Paulo teve um aumento de 25% em março em relação a fevereiro. No acumulado do ano, entre janeiro e março, a variação chega a 172%. “Esses números refletem o aquecimento do mercado de locação, impulsionado pela alta demanda por residências em regiões mais distantes dos centros populacionais. Além da locação, os números apontam o aquecimento para novos projetos imobiliários e construções nessas regiões”, explica o especialista.

Federmann destaca ainda a importância de desenvolver projetos que atendam às necessidades específicas dos consumidores do interior, utilizando sua vasta experiência no setor. “A ENNE nasceu da vocação de criar projetos imobiliários do zero, pensando em toda parte estratégica e operacional. Unimos anos de experiência e hoje somos capazes de empreender diversos projetos no país”, afirma o diretor da ENNE.

Dentro os projetos da ENNE, se destaca o Distrito Turístico Serra Azul, que além do Hopi Hari e Wet’n Wild, concentra um complexo e centro de compras repletos de lojas, shoppings, hotelaria, gastronomia, lazer e diversão para todo mundo. Localizado a cerca de 70 km da capital paulista, contempla as cidades de Itupeva, Vinhedo, Louveira e Jundiaí.

Fonte: VCRP

Compartilhe este post
plugins premium WordPress