Chuvas superam média mensal e causam transtornos em Itupeva e Jundiaí

As fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo entre terça-feira (23) e quarta-feira (24) provocaram uma série de transtornos, com alagamentos, deslizamentos e ocorrências estruturais em diferentes municípios. Em apenas 24 horas, o volume de chuva em algumas cidades se aproximou ou ultrapassou a média prevista para todo o mês de junho.

De acordo com levantamento do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), Itupeva registrou 98 milímetros de chuva, acima da média mensal de 90,8 mm. Já em Jundiaí, o acumulado chegou a 105 mm, também superior à média histórica de 99,5 mm para o período.

Outras cidades do estado também registraram índices elevados de precipitação, como Cerquilho, que somou 113 mm nas últimas 24 horas, além de Santo André, Santos e São Sebastião, que tiveram volumes expressivos em relação à média mensal.

A Defesa Civil do Estado informou que segue monitorando as condições meteorológicas e prestando apoio aos municípios afetados. A previsão indica manutenção da instabilidade nesta quarta-feira (24), com possibilidade de novas pancadas de chuva acompanhadas de ventos, descargas elétricas e risco de novos transtornos.

A orientação é que a população redobre a atenção, evite áreas alagadas e não enfrente enxurradas. Em situações de emergência, os contatos são 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Compartilhe este post