Mensagens falsas sobre cancelamento de CNPJ fazem vítimas entre MEIs

Microempreendedores Individuais (MEIs) de diferentes cidades do país têm recebido mensagens falsas por SMS e WhatsApp alertando para um suposto cancelamento do CNPJ por falta de pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). O alerta, no entanto, não é verdadeiro.

De acordo com órgãos oficiais, esse tipo de abordagem faz parte de tentativas de fraude que têm se espalhado por municípios de todas as regiões. O objetivo dos golpistas é obter dados pessoais dos empreendedores ou induzi-los ao pagamento de boletos falsos.

As autoridades reforçam que órgãos governamentais não realizam cobranças nem comunicados oficiais por meio de SMS ou aplicativos de mensagens. Além disso, eventuais débitos com a Receita Federal ou com prefeituras não resultam no cancelamento automático do CNPJ do MEI.

A orientação é para que os empreendedores ignorem esse tipo de mensagem, não cliquem em links enviados e não realizem pagamentos fora dos canais oficiais. Em caso de dúvida, o ideal é buscar informações diretamente nos sites oficiais do governo ou nos postos de atendimento ao empreendedor.

Compartilhe este post