Na tarde desta sexta-feira (5), às 14h (horário de Brasília), será realizado no Kennedy Center, em Washington (EUA), o sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. Pela primeira vez na história do torneio, 48 seleções disputarão a competição e a definição dos grupos seguirá regras específicas determinadas pela FIFA.
O sorteio começará com a distribuição das seleções do pote 1 entre os 12 grupos nomeados de A a L. Entre os cabeças-de-chave, três seleções receberão tratamento especial por sediar o Mundial: Canadá, México e Estados Unidos. Essas três equipes terão bolas diferenciadas por cor e serão automaticamente designadas a posições fixas: México ocupará A1 (cor verde), Canadá B1 (vermelha) e Estados Unidos D1 (azul).
As demais equipes do pote 1 com bolas de mesma cor também ocuparão a posição 1 dos grupos aos quais forem sorteadas. Em seguida, os times dos potes 2, 3 e 4 serão sorteados, seguindo protocolo definido pela FIFA para formação de equipes equilibradas.
Para manter equilíbrio na competição, a FIFA adotou restrições especiais: entre as quatro seleções mais bem ranqueadas no ranking mundial Espanha, Argentina, França e Inglaterra não será permitida a formação de chaves que coloquem dois desses times no mesmo lado da chaveamento, evitando confrontos antecipados entre favoritos.
Outra regra importante: nenhum grupo poderá ter duas equipes do mesmo continente com exceção da Europa, dado o grande número de seleções do continente (16), que pode ter até duas por grupo.
As vagas que ainda dependem de repescagem também receberão tratamento diferenciado no sorteio, para garantir que os grupos formados respeitem as regras de diversidade continental.
Com essa dinâmica de sorteio e regras rigorosas de chaveamento, a fase de grupos da Copa 2026 promete ser equilibrada e imprevisível, adicionando emoção desde os primeiros jogos.



