Com a chegada do Natal e o aumento das compras, cresce em todo o país o número de golpes aplicados contra consumidores, principalmente pela internet. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), somente no primeiro semestre deste ano foram registradas mais de 174 mil ocorrências relacionadas a fraudes em compras.
Os criminosos costumam criar páginas falsas que simulam lojas virtuais conhecidas e divulgam promoções inexistentes por e-mail, SMS e mensagens de WhatsApp. Em muitos casos, após o pagamento, o produto não é entregue e os contatos são apagados.
Especialistas alertam que é importante desconfiar de preços muito abaixo do mercado, evitar clicar em links desconhecidos e sempre verificar a reputação do site antes de finalizar a compra. Também é recomendado conferir o endereço eletrônico (URL), buscar avaliações de outros consumidores e preferir lojas conhecidas.
Em caso de golpe, a orientação é registrar boletim de ocorrência e comunicar imediatamente o banco ou a operadora do cartão para tentar o bloqueio da transação.



