Um vídeo que se tornou viral no X (antigo Twitter) no último sábado (10) mostra a formação da imagem de Nossa Senhora Aparecida ao lado do Cristo Redentor, iluminando o céu noturno do Rio de Janeiro.
Uma das publicações, com mais de 574 mil visualizações, erroneamente afirma que a imagem foi criada por drones, exaltando a estética do catolicismo e descrevendo a projeção como belíssima. Outra publicação também equivocada sugere que o show de luzes seria uma homenagem ao Dia das Mães, celebrado neste domingo (11).
No entanto, a verdade é que a imagem de Nossa Senhora Aparecida não foi projetada por drones no céu. Ela foi produzida digitalmente com efeitos de computação gráfica (CGI) pela equipe do filme “Aparecida”, uma produção independente.
Para verificar a autenticidade do vídeo, o Fato ou Fake contatou a produtora do filme e o Santuário Cristo Redentor, responsável pela administração do monumento. A produtora confirmou que a imagem de Nossa Senhora foi criada com CGI, esclarecendo que o vídeo não registra uma projeção real com drones e que a produção do filme ainda está em fase de captação.
A produtora também informou que a projeção virtual foi uma “ação simbólica de Dia das Mães”, concebida para emocionar e apresentar o projeto do filme sobre Nossa Senhora Aparecida ao público.
Embora a ação tenha sido direcionada ao Dia das Mães, ela não contou com a aprovação ou participação oficial da administração do Cristo Redentor ou da prefeitura do Rio de Janeiro. O Santuário do Cristo Redentor confirmou que a imagem não é real e que sua equipe de comunicação não havia aprovado a ação até o momento da verificação.
Por G1