### **Votorantim (SP) confirma primeiro caso de Monkeypox em 2025**
A Prefeitura de **Votorantim (SP)** confirmou nesta segunda-feira (3) o primeiro caso de **Monkeypox (mpox)** na cidade neste ano.
O paciente, um **homem de 26 anos**, apresentou os primeiros sintomas no dia **3 de janeiro** e recebeu atendimento inicial na **UPA Central**. Posteriormente, foi transferido para o **Serviço de Assistência Especializada (SAE)**, onde segue em tratamento.
Em **2024**, a cidade registrou dois casos da doença, sem nenhuma morte.
### **Sobre a doença**
A **Mpox** é causada por um dos maiores e mais resistentes vírus de DNA já conhecidos. Os sintomas incluem **febre, dores musculares, lesões na pele**, que podem causar coceira e dor, além de inchaços e dor de cabeça.
O vírus se transmite pelo **contato direto com pessoas infectadas**, seja por meio da pele, secreções ou até mesmo pelo ar em conversas próximas.
### **Prevenção e tratamento**
A **vacinação não é em massa**, sendo recomendada para grupos de risco, como pessoas com HIV/aids e profissionais de saúde expostos ao vírus. Pacientes infectados devem permanecer **isolados até que as lesões desapareçam** e usar preservativos por **até 12 semanas após a recuperação**, conforme a OMS.
Pessoas com sintomas devem procurar qualquer **unidade de saúde** para avaliação.
Por G1



