De uma fase brincalhona para uma rotina mais tranquila, o gato Bino, que vive no Poupatempo de São José do Rio Preto (SP) desde 2017, se tornou um verdadeiro “funcionário” do local. Aos dez anos, o felino leva uma vida mansa, cercado de carinho pelos trabalhadores e visitantes do órgão público.
Durante a pandemia de Covid-19, em 2021, a história de Bino foi divulgada pelo *g1*. Na época, ele chegou a ganhar um crachá e costumava circular entre as mesas, alegrando o ambiente. Com o tempo, no entanto, seus hábitos mudaram.
Após a reforma da praça de atendimento do Poupatempo em 2023, Bino passou a frequentar mais o departamento de comunicação social da prefeitura, que fica no mesmo prédio. Lá, ele aproveita momentos de descanso e nunca dispensa um carinho.
“Ele costumava ser muito brincalhão e interagia com quem vinha ser atendido. Agora, ele fica mais tranquilo no departamento de comunicação”, conta Alexandra Redigolo, Diretora de Atendimento no Poupatempo.
Mesmo mais sossegado, Bino mantém sua rotina. Todos os dias, por volta das 17h, ele segue para o estacionamento e aguarda os funcionários para receber carinho antes de irem embora. Além disso, ganhou um armário exclusivo no banheiro feminino, onde ficam suas rações e petiscos.
Bino pertence à médica veterinária Victoria Capato, de 30 anos, que mora próximo ao Poupatempo. No início, ela se preocupava com o hábito do gato de frequentar o local e o buscava sempre que possível.
“Eu levava ele para casa, mas percebi que ele gostava de ficar lá e era muito bem tratado. Isso me deixou segura para deixá-lo onde preferisse”, conta Victoria.
Apesar de passar parte do dia no Poupatempo, Bino sempre volta para casa. Para Victoria, ele representa um elo com sua avó, que faleceu há oito anos.
“A palavra que define o Bino para mim é ‘saudade’. Ganhei ele da minha avó e, de certa forma, ele me mantém conectada a ela”, diz emocionada.
Os funcionários do Poupatempo enxergam Bino como um membro da equipe. A atendente Aline Cristina de Moura relata que a presença do gato torna seu dia mais leve e produtivo.
“Ter um animal por perto, seja no trabalho ou em casa, traz uma sensação de conforto e alegria. Ele faz parte da nossa rotina e torna tudo mais especial”, conclui.
Por G1



