Adoção responsável garante vida digna a animais vítimas de maus-tratos e abandono no interior de SP

A adoção responsável desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida, saúde e bem-estar de animais vítimas de abandono ou maus-tratos. Um exemplo dessa transformação é a história de Atena, uma pitbull resgatada pela ONG Spaddes, em Marília (SP), e adotada em junho de 2024 pelo casal José Ramon Koury de Carvalho Rocha e Lorena Júlia Galdino.

José Ramon relatou ao *g1* que ele e sua noiva sempre sonharam em adotar um animal, especialmente um pitbull. A oportunidade surgiu quando estavam prestes a se mudar para uma casa, unindo dois grandes desejos. “Quando adotamos a Atena, ela tinha muito medo, não latia, não brincava e estava muito magra, pesando cerca de 13 kg”, contou. Agora, seis meses depois, Atena é ativa, brincalhona e dócil, além de ter recuperado peso e saúde.

“Hoje, ela é o centro das atenções na nossa casa, animando o ambiente. Levamos Atena para todos os lugares: rios, represas, cachoeiras e trilhas. Ela está sempre conosco”, afirmou o tutor.

### Crime de maus-tratos
É importante lembrar que o crime de maus-tratos a animais está previsto no artigo 32 da Lei nº 9.605/1998, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais. Essa legislação abrange qualquer ato ou omissão que cause sofrimento físico ou psicológico aos animais, reforçando a necessidade de proteção e cuidado com eles.
Por G1

Compartilhe este post