Sagui albino aparece em quintal de casa no interior de SP

Há cerca de um ano, uma moradora do interior de São Paulo tem recebido em seu quintal uma visita um tanto quanto diferente: um sagui albino. Segundo especialistas, a condição, que o deixa com a pelagem clara por falta de pigmentação, é considerada rara.
Por Larissa Pandori, g1 Sorocaba e Jundiaí

A presença do animal mexeu com a rotina de Fátima Aparecida Roder, que mora no bairro Engordadouro, em Jundiaí (SP), área com várias chácaras.

Por ser todo branco, o animal se destacou entro o bando e chamou atenção da Fátima. “Sempre morei aqui e é a primeira vez que vejo [dessa cor]”, conta.

A coloração diferente fez com que Fátima passasse a diferenciar o sagui do restante do grupo. E com isso, ela relata que percebeu que, depois de um tempo aparecendo junto com o bando, o animal passou a visitar o local sempre sozinho.

“Parece que foi rejeitado pelo bando por ser diferente. Depois de um tempo sozinho, ele apareceu com uma fêmea, que não é albina. E aí surgiu um filhote. Agora ele formou o próprio bando”, conta.
De acordo com o biólogo Rafael Mana, a rejeição de animais diferentes é frequente na natureza.

“Principalmente quando é um animal é leucístico, albino ou melânico. Eles acabam sendo rejeitados, principalmente pelos primatas. Então pode ter ocorrido isso no caso deste sagui”, explica.
Rafael comenta que, pelas imagens, não é possível saber se é um sagui-de-tufo-branco ou um sagui-de-tufos-pretos, já que o animal é albino.

Compartilhe este post
plugins premium WordPress