Coroada Mrs. São Paulo, modelo do interior de SP relata luta contra o racismo: ‘Não desisti de mim’

Por Diogo Del Cistia*, g1 Sorocaba e Jundiaí

A infância é uma época de descobertas, brincadeiras e despreocupações. Porém, é nesta mesma fase que traumas, sejam eles pequenos ou grandes, podem impactar o desenvolvimento social por toda uma existência.

Andressa Pires, de 29 anos, moradora de Itupeva (SP), é prova disso Hoje, vencedora do Mrs. São Paulo de Las Americas, um dos concursos de beleza mais importantes do país, ela relembra que teve de ser uma pessoa muito persistente para alcançar seus objetivos.

“Quando eu era mais nova, eu queria muito modelar. Mas a baixa autoestima e a maternidade aos 19 anos me impediam. Na infância, sofri bastante preconceito por ser uma menina negra e com cabelos crespos e, por isso, usava meu cabelo sempre preso. Cresci nada vaidosa”, relata.

A modelo comenta que tudo começou a melhorar após conhecer outras mulheres que possuem um passado semelhante ao seu. Sua vontade de seguir na profissão surgiu em 2021, quando recebeu o convite para ser fotografada por uma loja de roupas.

Havia um sentimento de exclusão de ser e estar sempre sozinha. Até hoje sinto que isso reflete em alguns âmbitos da minha vida pessoal e profissional, mas aprendi a lidar com essas questões. Minha ambição no meio voltou quando fui chamada para ser modelo de uma loja em Jundiaí (SP)”, conta.

A virada de chave na vida de Andressa aconteceu no ano seguinte, 2022, quando subiu em uma passarela pela primeira vez. Ela não contava que, em pouco tempo, chegaria ao topo de concursos tão importantes.

Compartilhe este post
plugins premium WordPress